terça-feira, 4 de junho de 2013

Paixão pelas histórias e... pelos livros.

Minha história com a leitura é desde sempre, e começou mesmo antes do livro concreto, começou com minha bisavó quando contava, de noitinha, antes de dormir, histórias fantásticas e de assombração. 
Digo isto porque para mim história, nesta infância tão remota já não dependia do livro para existir, foi também o início de uma paixão pelas histórias, uma paixão que foi atingindo a concretude das histórias nos livros, já que com maior autonomia eu podia procurar as histórias que queria conhecer, procurar outras aventuras... 
Os primeiros livros que li e me marcaram profudamente foram os cordéis, esqueci de mencionar que tanto a minha bisavó materna quanto a família toda da minha mãe vieram de Minas pra São Paulo e trouxeram consigo (conta a lenda) uma mala, daquelas antigas, recheada de cordéis. 
Paixão instantanea e duradoura pela mala, pela história, pelo gênero. 
Depois disso e da capacidade de ler por mim mesma, capacidade esta despertada por meu pai, li todos os cordéis da mala, todos os contos tradicionais que cruzaram meu caminho, todas as histórias em quadrinhos e revistinhas que meus pais puderam comprar, todos os livros das bibliotecas das escolas que estudei  que me interessaram, todos os livros de indicações que atiçaram minha curiosidade...
Acho (por que ainda estou me conhecendo neste aspecto) que sou tão apaixonada pela leitura pelo que Newton Mesquita cita em seu depoimento "Quando você vê um quadro e gosta muito, a sensação é a de que aquela imagem sempre esteve dentro de você. Com o texto é a mesma coisa: aquilo toca na sua essência e detona tantas ideias e fantasias que se torna parte de sua vida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário