Situações de Aprendizagens.

Construção de uma Situação de Aprendizagem-6º ano.
Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.Paulo Freire
QUE BICHO É?
*Publico alvo: 6º ano
*Tempo previsto: 2 ou mais aulas
*Conteúdos e temas: Conceito e estrutura do gênero Crônica;Gêneros e progressão em expressão oral  e escrita.
*Competências e habilidades: Explorar, desenvolver e ampliar as capacidades de leitura.
*Estratégias: Apresentação do objeto(ovo de avestruz),vídeo,charada, música.
*Recursos: Texto escrito, vídeo,sala de informática.
*Avaliação: Produção de texto da tipologia crônica no qual o aluno adote uma situação inusitada do seu cotidiano. Confecção de uma tirinha.
ANTES DA LEITURA.
Desenvolvimento das capacidades de Compreensão
Antes da leitura do texto será feita uma charada para ver se os alunos conhecem o animal pelas descrições:
*Charada- Sou uma ave, mas possuo apenas dois dedos, sou tímido e veloz, com apenas um ovo alimento a família inteira?
*Apresentação do ovo de avestruz seguido das seguintes perguntas:
01 ovo de avestruz equivale a 25 ovos de galinha
-Vocês sabem de quem é esse ovo?
-O animal que botou este ovo é pequeno ou grande?
-Será que quem botou o ovo deste tamanho pode voar?
Obs: Espera-se que os alunos consigam através das informações distinguirem quem é o bicho.
*Pesquisa ou vídeo sobre o avestruz(optar por um dos dois ou os dois);
PESQUISA
Avestruz 
 velocidade e ótima capacidade de adaptação
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Struthioniformes
Família: Struthionidae
Gênero: Struthio
Espécie: S. camelus
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
*Esta espécie de ave costuma se alimentar de sementes, ervas, arbustos, grãos, insetos e grama
* O avestruz também engole areia e pedregulhos. Ele tem dois estômagos. Um deles digere os alimentos pela ação de enzimas. No outro, os pedregulhos ajudam a triturar o que não foi dissolvido pelas enzimas.
*Possui uma notável habilidade motora, deslocando-se a uma velocidade de até 60 km/h
*Vivem em pequenos grupos de 5 a 50 aves, formados por um macho e o restante de fêmeas
*Possuem asas atrofiadas, portanto não conseguem voar
*Esta ave é originária da África e foi trazida para o Brasil pelos portugueses na época colonial
*Atingem a maturidade sexual de 2 a 4 anos de idade
*Vivem bem em regiões montanhosas, savanas, e planícies arenosas desérticas
*O ovo de avestruz pesa em média 1,4 kg
*Possui uma ótima capacidade de adaptação, vivendo bem em locais rústicos e resistindo bem à doenças
* Essa ave é tão gulosa que costuma colocar a cabeça em buracos para procurar mais comida.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
*Peso: de 90 a 120 kg (animal adulto)
*Altura: em média 2 metros
*Ovos: uma fêmea costuma botar  de 40 a 100 ovos por ano
*Período: de incubação: de 40 a 42 dias
*Expectativa de vida: podem viver até 70 anos
Bibliografia:- A criação do avestruz - Guia Completo de A a Z. /Autor: Carrer, Celso da Costa e outros/  Editora: Ostrich

*Vídeo- CRIAÇÃO DE AVESTRUZ- link-http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CDAQtwIwAA&url=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DOMu7AW7KmhI&ei=FVS3UZWOAYW30gHM0YCYDA&usg=AFQjCNHiLjWWtjoUmxabeh1HpD9u_a4lTA&bvm=bv.47534661,d.dmQ&cad=rja
DURANTE A LEITURA
Checagem de hipóteses
-Leitura feita pelo professor (texto impresso)da crônica
“AVESTRUZ”, Mário Prata.
Obs: Durante a leitura o professor deve ir retomando as hipóteses(antecipações) para verificar se elas foram ou não confirmadas.
*Localização de informações.
-Procurar na internet  curiosidades sobre o avestruz
Sugestão de site: http://integralbakhita.wordpress.com/projeto-curiosidades/curiosidades-sobre-o-avestruz/
*Comparação de informações.
Comparar / constatar informações presentes no próprio texto.
-Podemos ter o avestruz como animal de estimação?
-Dê exemplos de animais que podemos ter como estimação?
DEPOIS DA LEITURA
Generalizações
1. Quem é o autor?
2. Qual foi a intenção do autor ao fazer o texto?

*Música- Comer comer /A Turma do Balão Mágico

Quero acordar bem cedinho
Fazer um lanchinho
Laranja, café, leite e pão
Quero também chocolate, iogurte, abacate, biscoito, presunto e melão
Quero comer toda hora uma torta de amora, bolinha de anis ou cajú
Eu gosto mais de torrada e uma baita fritada de carne de cobra e tatu
Eu gosto mais de torrada e uma baita fritada de carne de cobra e tatu
Até de tatu?
De cobra faz mal!
Mas que comilão!
Não, Não, não!
Comer comer, comer comer
é o melhor para poder crescer
Comer comer, comer comer
é o melhor para poder crescer
Quero comer no almoço um bife bem grosso, polenta, batata e arroz
Eu quero carne assada, banana amassada com leite e sucrilho depois
Quero ensopado de frango, sorvete, morango, suspiro, pudim e manjar
Eu vou ficar numa boa comer a leitoa com broa depois do jantar
Eu vou ficar numa boa comer a leitoa com broa depois do jantar
Depois do jantar?
Será que vai dar?
Não vai aguentar!
1 2 3
Comer comer, comer comer
é o melhor para poder crescer
Comer comer, comer comer
é o melhor para poder crescer
Comer comer, comer comer
Comer comer, comer comer
Comer comer, comer comer
é o melhor para poder crescer
Se eu não como me dá nó nas tripas
Me ataca a gripe, não posso dormir
Incha meus olhos, eu fico tão fraco
que até um mosquito vai me destroir
Se eu não como não posso brincar,
Não consigo falar e começo a tremer
Eu como de uma só vez a comida de um mês
até minha barriga crescer
Eu como de uma só vez a comida de um mês
até minha barriga crescer
Comida de um mês?
Comendo outra vez?
De uma só vez?
1 2 3
Comer comer, comer comer
é o melhor para poder crescer
Comer comer, comer comer
é o melhor para poder crescer
Comer comer, comer comer
é o melhor para poder crescer
Comer comer, comer comer
é o melhor para poder crescer
Obs: A música retrata que o avestruz come tudo que vê pela frente
*Produção de uma  crônica (engraçada) e de uma tirinha de quatro diagramações de acordo com a história escrita pelo aluno.
 BY Jaira

Nenhum comentário:

Postar um comentário