NOSSO CAMINHAR NA LEITURA.

BY JAIRA
VIVENDO NO MUNDO DAS FANTASIAS
O livro que mais gostei na infância..até hoje sonho conhecer Fernando de Noronha




Lí quase a coleção inteira...me achava até uma Sherlock Holmes.


        Houve um livro que me marcou muito que se intitula A baia dos golfinhos de Lucila Junqueira de Almeida Prado. Esse foi um dos livros preferidos da minha infância!Eu me apaixonei por Fernando de Noronha lendo-o. A história narra  crianças que vão passar  férias na ilha, e passeiam por todos os pontos turísticos, que na época eram bem rústicos e até nadam com os golfinhos. Eu cansei de ler esse livro. Acho que gastei as letrinhas de tanto que repassei as paginas e copiei e pintei as gravuras. Foi minha primeira grande aventura.
     Depois deste livro tornei- me adepta da série vaga lume que também é cheia de aventuras e mistérios. O interessante é que de aventureira não tenho nada sou medrosa e caseira, mas vivia nesse mundo, onde eu podia sair da casca sem me sentir ameaçada e sem temores.

          Na adolescência me interessei por romance coisa que daí eu entendia,  canceriana , romântica e a espera do príncipe encantado , tornei-me  “Alencariana, Machadiana ,etc. “ seus inúmeros detalhes a trama e a incerteza me fascinavam e me faziam ver um mundo cor de rosa.Na escrita tinha um caderno de versos, poemas e sentimentos era assim que eu o intitulava me era companheiro e confidente,pois nele eu também poderia viver meus sonhos e devaneios sendo somente EU.
      De tudo isso o que hoje eu sei é que entre baias, paixões por pés e supostas traições  perco-me entre as entrelinhas me levando a divagar no mundo da leitura e da fantasia, onde me refúgio quando a vida se torna exaustiva. Se a leitura faz com que saíamos da realidade pra vivermos um mundo de sonhos... Sonhemos.
************************************************************************

BY Janaina
Esses são exatamente os da minha infância...
Ai que saudade que dá!   

          
                                            Os três porquinhos
 



 
Meu cordel preferido...
********************************************************
BY JANETE
Minha experiência com leitura foi através dos livros de contos como Branca de Neve, Cinderela e acompanhava o áudio que vinha junto.

Aos 12 anos li um livro O Menino de Asas, e fiquei encantada com a história, foi um livro indicado pela professora para fazer prova, fui muito bem, e a partir daí criei o hábito de leitura.

Pude perceber que a leitura é capaz de nos fazer conhecer lugares sem que tenhamos ido fisicamente, permite também a ampliação do vocabulário e acrescenta conhecimento profissional.

Hoje leio de tudo, e vejo que a obrigação no início me permitiu crescer e capacitou para que atualmente possa indicar bons livros para alunos, produzir textos com facilidade.

BY ISAAC
Olá!

      Minhas lembranças mais marcantes com a leitura na infância foram os gibis. Eles são ótimos para todas as idades, mas são especiais na fase de iniciação do processo de leitura na vida das crianças.
      Os gibis como a Turma da Mônica geralmente são curtos, de linguagem coloquial e geralmente abordam temas do cotidiano das crianças com até 10 anos. Já os adolescentes preferem os DuckTales que apresentam tramas mais complexas e são ricos em intertextualidade.
      Para os adultos recomendo as mangás, mas não significa os adolescentes não se interessem também. Há um site de mangás que vale a pena conferir, pois nele encontramos centenas dos melhores mangás completos e em andamento:
      http://mangas.xpg.uol.com.br/Lista/mangas
      Fica a minha dica e aproveite! Vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário