Dicas de plano de aula sobre leitura.

“Leitura, antes de mais nada, é estímulo, é exemplo”
Ruth Rocha

Rodas de leitura, conversando sobre livros.

Introdução As rodas de biblioteca devem ser realizadas como uma atividade planejada e permanente de leitura na escola (semanal ou quinzenal), em que se converse sobre as leituras que as crianças realizaram em casa (com o empréstimo de livros) e abra-se um espaço para que elas indiquem o livro que leram para alguns colegas, levando em conta características da obra e as preferências leitoras dos amigos.
Essa atividade, ao ser inserida no cotidiano da classe, traz em si o potencial de ajudar a construir uma comunidade de leitores e escritores na escola, em que as crianças tenham múltiplas oportunidades de explorar novos livros, escolher suas leituras, apreciar os efeitos que cada uma delas lhes traz, falar sobre essas sensações, recomendar leituras e analisar as recomendações recebidas dos colegas a fim de seguir aquelas que parecem mais interessantes, desenvolvendo, ao longo do processo, gostos e preferências por obras, gêneros e autores.
Objetivos - Ampliar o repertório literário;
- Interagir com o livro de maneira prazerosa, reconhecendo-o como fonte de múltiplas informações e entretenimento;
- Compartilhar experiências leitoras;
- Confrontar interpretações;
- Estabelecer relações com outros textos;
- Ampliar os conhecimentos acerca de um determinado autor, utilizando-os como critério de seleção na escolha dos livros a serem retirados/recomendados e enriquecendo as possibilidades de antecipações e interpretações;
- Ampliar os conhecimentos acerca de determinado gênero, utilizando-os como um critério de seleção/indicação na escolha dos livros a serem retirados/recomendados e enriquecendo as possibilidades de antecipações e interpretações;
- Conhecer diferentes ilustradores e ilustrações, compartilhando o efeito que uma ilustração produz, confrontando interpretações e considerando tais conhecimentos na seleção/indicação de livros;
- Conhecer diferentes coleções, ampliando os conhecimentos acerca das características desse tipo de publicação e utilizando-os como um critério de seleção na escolha dos livros a serem retirados ou em sua indicação.
Conteúdos - Valorização da leitura como uma fonte de prazer e entretenimento.
- Interesse por compartilhar opiniões, ideias e preferências acerca dos livros lidos.
- Desenvolvimento de estratégias de argumentação para defender ideias e pontos de vista sobre os livros lidos.
- Desenvolvimento de critérios de escolha e de indicação de livros.
Anos 1º e 2º anos.
Tempo estimado Atividade permanente ao longo do ano ou do semestre, com frequência quinzenal ou semanal.
Material necessário-  Livros de literatura infanto-juvenil constantes do acervo da Escola.
Desenvolvimento
1ª etapaOrganize as rodas de leitura e aproveite as perguntas abaixo, retiradas do livro Dime, de Aidan Chambers, a o professor criar um movimento de troca de ideias, considerações e indicações entre os pequenos, usando, quando necessário, uma pergunta ou outra com cada criança na roda. Com o tempo, as crianças vão construindo uma autonomia cada vez maior para compartilhar essas impressões sobre as leituras realizadas e, com isso, assumindo um protagonismo cada vez maior na troca.
- Houve alguma coisa de que vocês gostaram nesse livro?
- O que chamou especialmente a atenção?
- Você gostaria que algo tivesse acontecido de forma diferente?
- Houve alguma coisa de que você não gostou?
- Houve uma parte que você achou cansativa?
- Você pulou alguma parte? Qual?
- Se você parou de ler, em que parte isso aconteceu?
- Houve alguma coisa que causou espanto?
- Houve algo que você achou maravilhoso?
- Encontrou alguma coisa que você nunca havia visto em um livro?
- Você se surpreendeu com alguma coisa?
- Alguma coisa não combinava ou não ficou bem explicada?
- A primeira vez que você viu esse livro, antes de ler, como pensava que ele seria?
- O que o fez esperar isso?
- Depois de ler, foi o que você esperava?
- Você já leu livros como este?
- Você já leu esse livro antes? (Se sim) Foi diferente dessa vez?
- O que você diria a seus amigos sobre esse livro?
- Há quanto tempo vocês acham que aconteceu essa história?
- Sobre quem é essa história?
- Que personagem você achou mais interessante?
- Em que lugar se passa a história?
2ª etapaAo final da roda, organize com a turma novos empréstimos de livros e combine a data da próxima roda.
Avaliação- Observe se os alunos:
- Demonstram interesse em selecionar livros para levar e ler em casa.
- Compartilham impressões, opiniões e passagens preferidas sobre os livros e as situações de leitura em casa.
- Recomendam a leitura do livro que leram levando em conta suas características e  os gostos da pessoa  para quem a recomendação é feita.
- Estabelecem relações entre a história lida em casa e outras conhecidas.
- Ampliaram seus critérios de escolha.
 Projeto Entorno
Fundação Victor Civita
FONTE: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/rodas-leitura-indicacoes-livros-581343.shtml


 Lendo o livro... antes de ler a história do livro

Objetivos- A aula aqui sugerida é um dos caminhos para possibilitar a formação de leitores capacitados a participar das diferentes práticas de leitura da nossa sociedade. Para tanto, é preciso criar oportunidades para que os alunos:
- constituam procedimentos de exploração do livro enquanto portador;
- desenvolvam capacidades leitoras de recuperação do contexto de produção do texto de modo a articulá-lo no processamento das idéias do texto;
- constituam comportamento leitor, implicados na socialização e necessidade de compartilhar ideias e opiniões acerca de material de leitura escolhido.

Anos-1º e 2º anos.
Tempo necessário- Três aulas
Material necessário- Livros de literatura infanto-juvenil constantes do acervo da Escola.

Desenvolvimento1ª etapaEstudo coletivo de material de leitura
1. Organize os alunos em duplas.
2. Distribua para cada dupla um exemplar de um mesmo livro.
3. Comecem a fazer uma exploração geral do livro. Peça aos alunos que manuseiem os livros recebidos. A seguir, vá fazendo perguntas para a classe sobre os seguintes aspectos:
a. Que tipo de livro é este (de contos, poemas, lendas, romance)? Como você descobriu (Pelo título? Figura da capa? Conhecimento do autor?)?
b. Quem é o autor (brasileiro, estrangeiro)? Onde você encontrou essa informação? Mostre para todos os colegas!
c. Há algum outro lugar no livro que apresente informações sobre o autor (Oriente para que procurem dentro do livro, na orelha, na quarta-capa também.)? Que tipo de coisa o autor costuma escrever, considerando estas novas informações? Você já leu alguma obra dele? Qual? Gostou? Por que? Leria outra? Por que?
d. Qual é o título do livro? Como você descobriu?
e. Qual é a editora do livro? Onde se encontra essa informação? Você já conhece essa editora? Leu algum livro publicado por ela?
Observação: a cada resposta dada, pergunte como foi possível descobrir aquela informação, solicite que os alunos mostrem como fizeram. Isso possibilita o compartilhamento de procedimentos de manuseio do portador.
f. Considerando o título do livro, a ilustração da capa, quem o escreveu, como você acha que será a história que ele conta (se for um livro de narrativas ficcionais, é claro)?
g. Dê uma olhada nas ilustrações, dentro do livro: o que você acha que vai encontrar na história? Por que?
Observação: Problematize as pistas encontradas, caso seja necessário.
4. Depois dessa exploração geral, pergunte aos alunos se escolheriam esse livro para ler e por que. Durante o processo, vá problematizando as respostas, considerando os dados da exploração feita.

2ª etapaEstudo e escolha de material de leitura
1. Organize os alunos em grupos de 3 ou 4 componentes.
2. Distribua as coleções de livros entre os grupos e fique você mesmo com alguns.
3. Solicite que os alunos façam, nos livros recebidos, a mesma exploração que fizeram nos livros estudados no Momento 1 dessa proposta de trabalho. Avise que, ao final, escolherão um livro para ler e deverão explicar essa escolha para os demais colegas da classe.
4. Faça o mesmo com os livros que ficaram com você e passe pelos grupos acompanhando o trabalho.
5. Após a exploração, apresente você o livro que escolheria, justificando a escolha nas pistas oferecidas pelo portador e pelo seu conhecimento anterior a respeito de autor, gênero, conteúdo, etc. Dessa forma, você está oferecendo aos alunos uma referência a respeito de como fazer uma indicação.
6. Quando terminar, solicite que cada um dos alunos de cada grupo apresente sua escolha, explicando os motivos dela.
7. Oriente os alunos para levarem o livro para casa e lerem. Explique que, na Roda de Leitores, comentarão a leitura feita, explicando se gostaram mesmo e porque.3ª etapaRoda de leitores
1. Organize os alunos em círculo, e avise os alunos que cada um contará como foi a leitura do livro que escolheu: se a escolha foi bem feita ou não e por que, explicando onde foi que acertou ao antecipar se gostaria do livro e onde foi que se enganou. Os alunos poderão, inclusive, ler trechinhos dos livros para ilustrar o que falam ou para mostrar do que gostaram.
2. Antes dos alunos, porém, comente você a leitura que fêz do seu livro.
3. Peça, ao final, que cada aluno mesmo aqueles que, porventura não tenham apresentado a leitura - escrevam um recadinho para colocar no mural Socializando leituras , para os colegas, comentando, rapidamente se gostaram ou não do livro e porque, indicando se recomendam ou não a leitura do material.

Avaliação- Observe os argumentos usados pela turma para justificar as escolhas. Avalie os comentários sobre as leituras e veja se o repertório de histórias aumentou. Registre os avanços quanto às leituras espontâneas feitas por cada aluno.
Consultora Lília Santos Abreu
Professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa, co-autora de materiais didáticos e paradidáticos.
FONTE: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/lendo-livro-antes-ler-historia-livro-547508.shtml

Prática de leitura na EJA.

Objetivos - Ampliar o repertório literário.
- Trocar opiniões sobre a leitura.
- Acionar estratégias que permitam descobrir o que está escrito e onde. Conteúdos - Leitura de texto poético.
- Sistema de escrita.
Anos - 1º e 2º.
Tempo estimado - Dez aulas.
Material necessário - Cartões, lápis e cópias da poesia Das Pedras, de Cora Coralina, publicado em Meu Livro de Cordel.

Desenvolvimento 1ª etapa Apresente a autora Cora Coralina aos alunos. Conte a eles que ela teve uma vida marcada por dificuldades comuns a muitas mulheres: viveu presa aos afazeres domésticos e com pouco dinheiro. Casou-se com alguém que não gostava que ela se ocupasse com atividades que lhe dessem evidência. Relate que Cora sempre gostou de escrever, mas só muito tarde foi estimulada a publicar suas produções. 2ª etapa Transcreva o poema Das Pedras no quadro e leia em voz alta para a turma, apontando cada palavra e verso. Repita a leitura mais de uma vez, usando a mesma estratégia para que todos possam entrar em contato com o texto. No fim, pergunte o que mais chamou atenção e que ideias estão presentes no material. Faça uma lista com as palavras relacionadas ao que for dito pelos estudantes e convide-os a escrever nos cartões a palavra que resume a principal ideia ou sentimento do texto. Exponha-as no mural da sala. 3ª etapa Repita a leitura e convide o grupo a pensar se o que foi colocado na lista é pertinente ou não e se é necessário acrescentar outras palavras. 4ª etapa Divida os alunos em duplas e distribua uma cópia do texto para cada uma delas. A tarefa é encontrar e grifar as palavras que já se sabe ler, inclusive o termo pedra, que aparece muitas vezes. Peça que eles expliquem como fizeram para encontrá-lo. 5ª etapa Leia este verso em voz alta: "Ajuntei todas as pedras que vieram sobre mim" e pergunte à turma a que pedras Cora Coralina pode estar se referindo. Anote as respostas em uma lista e amplie a discussão para formar outra, com respostas a questões como: quais as pedras que costumam cair sobre os velhos? E sobre os brasileiros? 6ª etapa Sugira que os alunos escrevam a palavra pedra e a associem à sua experiência de vida. No caso de alunos que ainda não escrevem, aja como um escriba. Lembre-os de que associar uma palavra a seus significados é uma descoberta importante para quem está aprendendo a língua escrita. Avaliação Releia o poema e pergunte ao grupo o que mudou na compreensão do texto depois das atividades. Analise a coerência entre as respostas e as perguntas que foram feitas durante todo o trabalho e as mudanças efetivas entre a leitura inicial e a final.
Consultoria: Andréia Barreto
Professora da Escola Ágora, em Cotia, SP, e membro do Vereda Centro de Estudos em Educação.
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/pratica-leitura-eja-repertorio-literario-511982.shtml

Comparar personagens de diferentes histórias.

Objetivos - Ampliar o repertório literário.
- Identificar características de cada um dos personagens dos contos.
- Comparar histórias sobre um mesmo personagem com a intenção de perceber semelhanças e diferenças na descrição de suas características. Conteúdos - Leitura.
- Exploração das características dos personagens em diferentes contos.
Anos - 1º e 2º anos.
Tempo estimado - Quatro meses.
Material necessário - Contos em que o lobo apareça como personagem, como A Cabra do Seu Araquém, Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, Pedro e o Lobo, O Lobo e os Sete Cabritinhos e A Verdadeira História dos Três Porquinhos.

Desenvolvimento 
1ª etapa
Pergunte às crianças se elas conhecem contos de lobo. Faça uma lista das histórias e organize-se para ler, nas rodas, as selecionadas.

2ª etapa
A cada história, faça com a garotada um levantamento de alguns aspectos do lobo que devem ser analisados. É importante que os alunos possam estabelecer critérios de comparação. Para isso, desenhe uma tabela com cinco colunas. Como no modelo abaixo.

HistóriaComo é o loboCenárioConflitoDesfecho
A Cabra do Seu Araquém
Chapeuzinho Vermelho
Os Três Porquinhos
Pedro e o Lobo
O Lobo e os Sete Cabritinhos
A Verdadeira História dos Três Porquinhos
3ª etapa Após cada leitura, encaminhe conversas para que todos possam expressar seus pontos de vista sobre o personagem principal, o lobo.
4ª etapa
Analise com a turma as caraterísticas dos personagens e os recursos linguísticos utilizados pelos autores para descrevê-los.
5ª etapa
Promova discussões em que as crianças possam expressar sua opinião. Inicie a discussão com a pergunta: "Você acha que nessa história o lobo é bom ou mau? Por quê?" É importante que os estudantes possam debater opiniões com seus colegas com o intuito de defender seu ponto de vista, convencer o outro ou discordar do ponto de vista dele. Nesse caso, você deve sempre promover o desenvolvimento de argumentos com base nas descrições dos personagens e das características do enredo de cada história que foram anotadas na tabela.
Avaliação - Observe a reflexão coletiva sobre as características dos personagens, os comentários sobre as estruturas linguísticas e o léxico, além da comparacão de diferentes histórias (sobre um mesmo personagem).
Consultora Denise Maria Milan Tonello
pedagoga e orientadora da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Miguel de Cervantes, em São Paulo
FONTE: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/comparar-historias-431530.shtml

PROJETO: RESGATANDO O PRAZER DE LER E ESCREVER ATRAVÉS DE FÁBULAS.

Identificação: Alunos do 5º ano do período matutino.
Tempo estimado: Duas semanas aproximadamente.
Objetivo Geral:Proporcionar de maneira lúdica o gosto pela leitura facilitando a interpretação e a compreensão de diversos tipos de textos que circulam na sociedade.
Objetivos específicos:
- Promover o gosto pela leitura;
- Incentivar o uso do recurso tecnológico para fins de aprendizagem;
- Desenvolver estratégias de leitura/produção de texto e hipertexto;
- Estimular a leitura prazerosa através das atividades lúdicas;
- Oferecer novos subsídios na leitura de textos diversificados;
- Produzir textos a partir das leituras e discussões promovidas na sala de aula;
- Incentivar o prazer pela leitura auxiliando os alunos na interpretação textual;
- Inserir o aluno no conhecimento da comunicação em rede social através da internet, apropriando dos meios tecnológicos;
- Desenvolver atividades que proporcionem o despertar do gosto pela leitura de forma agradável tendo a informática como suporte;
- Possibilitar uma forma prazerosa de explorar em sala de aula as narrativas por meio do gênero história em quadrinhos e dramatizações;
- Despertar a curiosidade pela leitura em sites recomendados e aprender a criar blog;
Desenvolvimento Metodológico:
- Na primeira aula os alunos serão levados no laboratório de informática e a professora lhes apresentará o projeto solicitando que acessem o site: www.youtube.com para que assistam aos vídeos “A menina que odiava os livros” e “A importância da leitura”.
- Após, todos farão leitura silenciosa e coletiva da fábula: “A cigarra e a formiga” em slide-multimídia. Essa história foi escolhida para o projeto por ser uma fábula escrita em várias adaptações por diferentes autores.
- No termino da leitura a professora fará uma breve abordagem sobre as atividades que podem ser desenvolvidas nesse site, instigando assim, a curiosidade dos alunos.
- Depois das orientações, a professora solicitará aos alunos que pesquisem vídeos e imagens da cigarra e da formiga utilizando o google ou o site:
- Fazer a releitura coletiva da história “A cigarra e a formiga”.
- Pedir aos alunos que reescrevam a história da cigarra e da formiga utilizando o editor de texto writer ou word, ou word editor de texto writer,ter, a partir de um asom.jhtm olvidas nesse site, intrigandoa partir de uma das imagens pesquisadas por eles na internet para ressaltar seu trabalho.
- Durante a realização do projeto, os alunos farão algumas atividades em sala de aula relacionadas ao tema proposto. Uma delas é a leitura da fábula encontrada em diferentes adaptações: narrativo, poesia, notícia... E farão à interpretação escrita de cada texto lido.
- Os alunos farão à leitura da versão narrativa da fábula e farão à reprodução da história através de uma história em quadrinhos.
- Em uma das atividades, a professora pedirá aos alunos para ilustrar e colorir a fábula.
- O professor pedirá aos alunos que se dividam em grupos e que cada equipe faça uma dramatização da fábula ou de uma das adaptações da mesma.
- Finalizadas as atividades propostas, a professora pode coordenar uma socialização entre os alunos, usando a história “A cigarra e a formiga” para debater questões sobre valores morais.
- Exposição oral e visual sobre o que é, e qual a finalidade de se usar um blog.
- Criar um blog para postar os trabalhos da turma.
- Pesquisar na internet (Google) imagens, escolher uma e postar no blog da turma;
- Dar um título para a imagem e postar uma reflexão sobre ela, e se for necessário fazer as configurações necessárias: fonte, cor da fonte...;
- Visualizar o blog e ver as imagens postadas;
- Escolher uma imagem postada pelos colegas e postar um comentário;
- Visualizar o blog e ler os comentários postados.
Materiais utilizados:
_ Computador com acesso a internet;
_ Data –show;
_ Impressora;
_ Máquina fotográfica;
_ Livros;
_ Folhas de sulfite;
_ Lápis de cor;
Avaliação
- O processo avaliativo será feito através da participação diária e interesse dos alunos pela leitura e pelo desenvolvimento das atividades propostas.

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                                  Gêneros textuais do cotidiano

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula- Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:
  • Identifique os gêneros textuais usados no dia a dia e compreenda suas características centrais;   
  • Compare a estrutura e os objetivos dos gêneros textuais: bilhetes, folhetos informativos, anúncios e receitas.
Duração das atividades- As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno- Essa sequencia didática é indicada para crianças que reconhecem as unidades fonológicas da língua, como sílabas e terminações de palavras.
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 1: PESQUISANDO OS GÊNEROS TEXTUAIS
Objetivos: Analisar e classificar os gêneros: bilhete, anúncio, folheto informativo e receita.
 1.1 Análise dos gêneros textuais 
Leve para sala de aula os seguintes gêneros textuais: bilhete, anúncio, folheto informativo e receita. Em roda, leia e explore todos eles. Indicamos abaixo de cada texto as perguntas que podem ser feitas:
FOLHETO INFORMATIVO:

Perguntas:
  • Que desenhos têm neste texto?
  • O que o caneco está falando?
  • E na plaquinha do outro caneco, o que está escrito?
  • Vamos ler o restante do texto?
  • Por que vocês acham que o copinho está pedindo para ser adotado?
  • O que se espera que as pessoas façam ao ler esse folheto?
  • Onde este texto pode ser encontrado?   
 Ao final, explique que esse tipo de texto se chama folheto e serve para informar à população  o que ela deve fazer em relação a determinado assunto.  Em seguida, faça um mural na sala, o divida em quatro partes, escreva FOLHETOS e cole esse exemplar.   
ANÚNCIO

Perguntas:
·         Qual a foto que está no texto?
·         Qual o  título do texto?
·         Quem deve ter escrito o texto?
·         Para que ele foi escrito?
·         Vamos ler o restante do texto?
·         Por que o anunciante informou as características do animal e forneceu seus telefones?   

Ao final, explique aos alunos que esse tipo de texto se chama anúncio e serve para anunciar um fato à população: serviço, emprego etc.
 Em seguida, registre o nome ANÚNCIOS e cole o exemplar.
RECEITA
Suco de limão
Ingredientes:
2 limões
1 colher de sopa de açúcar
2 dedos de leite
1 litro de água gelada   

Modo de fazer:
Descascar os limões e  tirar as sementes.
Colocar no liquidificador junto com os outros ingredientes
Bater e em seguida coar.                                                   
Perguntas:
  • Qual o título do texto?
  • Vamos ler o texto?
  • Qual o seu assunto?
  • Para que ele serve?
  • O texto é dividido em duas partes. Quais são elas?
  • Onde o texto pode ser encontrado?   
Ao final, explique aos alunos que esse tipo de texto se chama receita e serve para preparar um alimento.Em seguida, registre o nome RECEITAS e cole o exemplar.  
BILHETE 
Mamãe,
Fui  à casa do Rodrigo.
A mãe dele vai me trazer à noite.
Um beijo,
Rafael
Perguntas:
Vamos ler o texto?
·         Quem o escreveu? O que ele disse?
·         Para quem o texto foi escrito?
·         Por que Rafael escreveu este texto?
·         Como é chamado esse tipo de texto?
·         Onde o texto pode ser encontrado?   

Ao final, os alunos deverão entender o que é um bilhete e para que ele serve. Em seguida, cole o exemplar na última parte do mural, abaixo do título BILHETES. O mural deverá ficar da seguinte forma:
FOLHETOS
ANÚNCIOS
RECEITAS
BILHETES

 








         Ingredientes:
2 limões
1 colher de sopa de açúcar
2 dedos de leite
1 litro de água gelada   

Modo de fazer:
Descascar os limões e  tirar
as sementes.
Colocar no liquidificador
junto com os outros ingredientes
Bater e em seguida coar.                                                                                         
 Mamãe,
Fui  à casa do Rodrigo.
A mãe dele vai me trazer à noite.
Um beijo,
Rafael
 
 
1.2  Identificação e classificação dos textos.
Peça aos aprendizes que levem para sala de aula textos dos gêneros trabalhados no item 1.1. Vocês podem escrever um bilhete aos familiares com esta solicitação. Abaixo, um exemplo:
Meus familiares,
Estamos estudando os textos: anúncios, receitas, bilhetes e folhetos informativos.
Se vocês tiverem alguns desses textos em casa, favor enviar para a escola.
 Um abraço,
Turma ___
À medida que os textos chegaram à sala, os alunos deverão apresentá-los à turma. Incentive-os a identificar o gênero e suas características. O diálogo pode ser conduzido por meio das seguintes perguntas:
·         Que texto você trouxe?
·         Que tipo de ilustrações têm nele?
·         Para que elas servem?
·         Vamos ler o texto?
·         Quem deve ter escrito esse texto?
·         Para que ele foi escrito?
·         O que se espera que as pessoas façam ao lê-lo?
Esse texto é um anúncio, um bilhete, uma receita ou um folheto? Por que?   
 Ao final, o aluno deverá fixar o texto no local correto do mural, iniciado na atividade anterior.   
ATIVIDADE 2: COMPARANDO OS GÊNEROS TEXTUAIS PESQUISADOS
 Objetivos: Comparar a função de diferentes gêneros textuais                  
 Avançar na apropriação do sistema de escrita   
 2.1 Completando o quadro
Peça aos alunos que observem o mural com os gêneros estudados.
A partir de um diálogo sobre a função de cada texto, eles deverão completar o quadro abaixo, recortando os nomes dos gêneros e colando nos locais adequados.
 A atividade poderá ser feita coletivamente.
 GÊNEROS TEXTUAIS  
SERVE PARA INFORMAR A POPULAÇÃO SOBRE UM ASSUNTO DE INTERESSE GERAL.

SERVE PARA INFORMAR COMO SE FAZ UMA REFEIÇÃO.

SERVE PARA ANUNCIAR ACHADOS E PERDIDOS, VENDER PRODUTOS ETC.

SERVE PARA DEIXAR UM RECADO.


ANÚNCIO
BILHETE
RECEITA
FOLHETO INFORMATIVO
 2.2 Atividades de alfabetização             
Use os nomes dos gêneros trabalhados - ANÚNCIO, BILHETE, RECEITA, FOLHETO INFORMATIVO - para desenvolver atividades de alfabetização.
Sugerimos as seguintes:

Montar os nomes a partir de suas sílabas.
Separar as palavras em sílabas.
Completar os nomes com as letras faltantes.
Formar outras palavras que iniciem com a mesma sílaba dos nomes dos gêneros.
ATIVIDADE 3: APLICANDO NOSSOS CONHECIMENTOS
Objetivos: Produzir os gêneros textuais trabalhados                           
 Agora que os aprendizes já conhecem um pouco mais sobre esses gêneros, sugerimos que você planeje situações em que eles possam produzi-los. Abaixo, oferecemos algumas orientações:
 a)    Produção do folheto informativo.-Selecione uma questão que a escola esteja vivenciando ou que a sua turma tenha estudado. Ex: lixo no pátio, desperdício de merenda, higiene etc. Incentive os alunos a elaborarem um folheto informando à comunidade escolar como se deve proceder para resolver esses problemas. É importante ler para a turma o folheto já trabalhado. Ele deverá servir de modelo.
 Você pode perguntar:

·         O que falaremos para as pessoas nesse folheto?
·         Nós usaremos desenhos?
·         As letras devem ser grandes ou pequenas?   

Os alunos elaborarão o folheto oralmente, enquanto você o registra no quadro. Em seguida, o copiarão no caderno, observando os aspectos gráficos da língua: segmentação entre as palavras, letras maiúsculas etc.
 Ao final, você poderá digitar o folheto e imprimir várias cópias para que as crianças as distribuam na escola.
 b)  Produção do bilhete, da receita e do anúncio.
A produção desses três gêneros textuais pode ser feita de forma integrada. Sugerimos as seguintes intervenções:

*Convide a turma para escrever um bilhete aos familiares. Seu objetivo será perguntar se os alunos têm parentes que produzem salgados, bolos ou sucos para venda. Em caso positivo, esse parente seria convidado para produzir, junto com as crianças, uma de suas receitas.
 *Durante a realização da receita, peça aos alunos que prestem atenção nos ingredientes usados e no modo de fazer. Em sala, oriente uma escrita coletiva da receita. Antes de iniciá-la, leia para turma a receita estudada e relembre quais são os elementos que esse texto deve trazer. Relembre também os ingredientes e o modo de fazer da receita que prepararam. Durante a escrita, os alunos poderão elaborar o texto oralmente, enquanto você o registra no quadro. Depois, poderão copiá-lo em uma folha avulsa e levá-lo para casa.
*Em outro dia, a turma deverá elaborar um anúncio do produto alimentício feito. Para isso, deverá ter como exemplo o anúncio estudado nesta sequência didática. Chame atenção para os elementos desse gênero textual: pequena descrição do produto, nome e telefone da pessoa que o faz e preço. Sugerimos que a produção seja feita coletivamente.  Você poderá registrá-la em um cartaz e colá-la em um local público, a ser decidido pela turma.
-Recursos Complementares
Sugerimos que o professor busque informações sobre o material produzido pelo Centro de Alfabetização Leitura e Escrita (CEALE) da Faculdade de Educação/UFMG no site:http://www.ceale.fae.ufmg.br/institucional.php
Avaliação
Para verificar se os alunos avançaram na compreensão das características desses gêneros textuais, sugerimos que você entregue um exemplar de cada um deles. Eles deverão identificar o gênero a que pertencem.
Além disso, você poderá criar outras situações em que os estudantes devam produzir esses textos e verificar se eles desenvolvem a atividade com maior autonomia.

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

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